Tradutor

Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Preço de imóveis residenciais à venda tem maior alta mensal em seis anos

 

Índice FipeZap mostra que o avanço ficou acima da inflação esperada para setembro. Ou seja, houve uma alta real no valor dos imóveis

O preço médio de venda de imóveis residenciais subiu 0,53% em setembro em relação ao mês anterior, segundo o Índice FipeZap, que acompanha o preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras, com base em anúncios da internet. Foi a maior alta mensal em seis anos, o que mostra que a demanda por imóveis segue alta mesmo na pandemia.

O avanço ficou acima da inflação esperada para setembro, o que significa que o preço médio de venda de imóveis subiu mais do que os demais preços da economia. No mês, a inflação esperada medida pelo IPCA foi de 0,43%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, houve uma alta real de 0,10% no valor dos imóveis. Para fazer essa conta da variação real, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

A alta real indica que o aumento nos preços dos imóveis deixou de ser tímido. Há pouco ou nenhum espaço para compradores negociarem um desconto em relação a, o valor ofertado, e os proprietários têm mais poder agora do que tinham há alguns meses.

 Por Júlia Lewgoy, Valor Investe

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário